Composição SINAPI 100883
BENEFICIAMENTO DE ESTRUTURA TRELIÇADA DE COBERTURA TIPO SHED, PARA VÃOS DE 20 A 40 M, COM LIGAÇÕES PARAFUSADAS. AF_01/2020 (100883)
R$ 51,59 / M
Custo médio nacional por M. Base SINAPI: Agosto/2024. Atualizado em outubro de 2024.Unidade: M
Receba um orçamento de empresa especializada
Insumos e Composições:
nosso no aplicativoCaderno Técnico:
-Montador de estrutura metálica com encargos complementares: profissional responsável pela montagem e fixação dos perfis, executando as ligações.
-Soldador com encargos complementares: Profissional responsável pela execução de ligações soldadas entre os elementos.
-Eletrodo AWS E-6013 (OK 46.00;
WI 613), diâmetro de 4mm (solda elétrica).
-Líquido penetrante visível para Ensaio não destrutivo, Metal-Check VP30 ou equivalente, embalagem de 320g: utilizado para verificação de possíveis falhas na solda executada (*insumo a ser cadastrado no SINAPI).
-Líquido revelador não aquoso, metal check D70 ou equivalente – 325G: utilizado para verificar qualidade da solda executada entre peças de aço (*insumo a ser cadastrado no SINAPI).
-Pórtico rolante monoviga, perfil “I” – Custos Horários Produtivo e Improdutivo: utilizado para transportar as peças entre as estações de trabalho no ambiente estrutural.
-Serra fita horizontal elétrica – Custos Horários Produtivo e Improdutivo: utilizada para execução de cortes nos perfis de aço.
-Inversor de solda MIG, tensão 220 V, corrente de entrada 32 A, faixa de saída 20-200 A: utilizada para soldagem de chapas nos perfis metálicos.
-Pórtico rolante monoviga, perfil “I”, 4 pernas, capacidade de 5 toneladas.
-Serra fita horizontal elétrica com controle hidráulico, painel de comando em 24 V, motor elétrico 1,5 CV.
-Máquina inversora de solda MIG, tensão 220 V, corrente de entrada 32 A, faixa de sáida 20-200 A.
-Utilizar a quantidade de metros de estruturas treliçadas para cobertura.
-Para o levantamento dos índices de produtividade foram considerados os operários que estavam envolvidos no beneficiamento da peça (transporte, corte, furo, solda, controle de qualidade).
-Foi considerado que banzos, diagonais e montantes são soldados em fábrica.
-Foi considerada inspeção de qualidade com líquido penetrante em 15% das soldas realizadas.
-A fabricação da estrutura de cobertura consiste no beneficiamento de cada perfil e chapa que a compõe (cortes, furos) e a pré-montagem da estrutura, incluindo a inspeção de qualidade de solda.
-Verificar as dimensões das peças que compõem a estrutura;
-Transportar o perfil com ponte rolante até a mesa de corte, marcar os locais de corte de acordo com o especificado em projeto e realizar o corte do perfil com serra fita;
-Transportar a chapa com ponte rolante até a mesa de corte, marcar os locais de corte de acordo com o especificado em projeto e realizar o corte da chapa com tartaruga oxicorte;
-Transportar o perfil e as chapas que comporão a estrutura para o posto de montagem, marcar os locais de assemblagem, posicionar as peças e realizar pontos de solda para pré-fixá-las;
-Transportar a peça montada com ponte rolante para a mesa de soldagem final e realizar os filetes de solda conforme indicado em projeto;
-Transportar a peça pronta com ponte rolante para a mesa de controle de qualidade e realizar o ensaio visual e por liquido penetrante.
-Os custos de transporte até a obra, carregamento e descarregamento das peças deve ser estimado por meio de uma composição de carga e descarga de materiais e, por isso, não está contemplado nas composições do grupo de estruturas metálicas.
-Esta composição é válida para beneficiamento de estruturas treliçadas com vãos de 20 a 40 m.
-Ver figura K do anexo.